Tuesday, February 28, 2006

Velocidade e Mudança para que vos quero?

Não é novidade para ninguém que vivemos os dias que correm em passo de corrida. Aliás, podemos até dizer que hoje em dia vivemos mais depressa ainda do que o nosso próprio passo de corrida. Andamos mais depressa do que aquilo que as nossas pernas conseguem, e andamos sempre um passo à frente do futuro. Sempre em busca das mais recentes novidades, sempre em busca das mais novas formas de expressão, das mais recentes formas de comunicação. Sempre com o objectivo de sermos os primeiros a descobrir, a relatar, a comercializar, a dar a conheçer ao Mundo, seja o que for. Utilizando uma expressão tão nossa conheçida, vivemos na era do "video clip" (Teorias da Comunicação). Num tempo marcado pela curta duração de tudo. Dos programas, das conversas, dos interesses, e até da atenção.
Por causa disto quem mais sofre são as empresas. Vitimas de uma constante mutação dos gostos, modas, e desejos dos consumidores, as empresas de publicidade gastam rios de dinheiro em estudos de mercado, promoções de produtos, acções de marketing, e muitas outras coisas de forma a perceber qual o próximo passo que dara o gosto do consumidor. Qual a nova moda que guiara os desejos e as necessidades de cada um.
Embora haja muito espaço na nossa sociedade para a reinvenção constante dos protudos e da forma como eles são promovidos, existe também na nossa sociedade um rápido desgaste desses produtos que leva assim a um rápido desintresse por parte dos consumidores. Desta forma as empresas vêm os seus problemas duplicados. Como é que estas podem ao mesmo tempo manter os clientes interessados, e manter os clientes fidelizados a uma só marca?! É aqui que entram as guerras de preços, as guerras de concorrencia, e de interesses. E qual a arma para ganhar esta batalha?! A publicidade.
É na publicidade que as empresas guardam os seus maiores trunfos. De forma a cativar o interesse de todos, as empresas apostam cada vez mais numa imagem de mudança. Num Mundo em constante transformação, e dependendo do produtos muitas apostam sobretudo na velocidade e no prazer para vender os seus produtos. Vejamos as publicidade da Vodafone Now; com este produto o cliente pode aceder à internet em qualquer lugar, sem ter de se preocupar com ponteos de acesso, ou ligações wireless. Isto promove não só a velocidade dos negócios, como também o facto de poder aceder à internet em locais onde tipicamente não existiria internet.
Promover o prazer é também um grande trunfo aliado a estas empresas, vejamos por exemplo os anuncios a iogurtes, ou produtos naturais. Segundo as marcas, todos estes produtos sabem tão bem quanto os seus "irmãos" não naturais, mas estes têm muito mais sucesso, e futuro no curto prazo. Porquê? Porque é o que interessa às pessoas. Com isto podemos concluir que todas as acções de marketing e publicidade são previamente estudadas e analizadas de forma a dar às pessoas exactamente o que elas querem. Hoje em dia é cada vez mais o consumidor que manda, e que controla o futuro ou a decadencia de um determinado produto ou marca.

1 Comments:

Blogger Carla Ganito said...

O texto é interessante mas podia ter ido muito mais longe na sua exposição, espcialmente nos exemplos que dá. Cuidado com alguns erros ortográficos.

1:55 PM, April 25, 2006  

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